
Inaldo Frazão - CEO da Frazão Consultoria
QUAL A IMPORTÂNCIA DO MAPA ESTRATÉGIO PARA AS EMPRESAS?
Sem dúvidas nenhuma, a existência do Mapa Estratégico nas empresas se equipara a importância da “Bússola” nas aeronaves. Muitas vezes a Missão e Visão são confundidas em suas funções, gerando consequentemente, acontecimentos negativos e sucessivos, que inevitavelmente acaba por atingir toda a organização, quando são vistas de forma inexpressiva pelo Líder, não passam de simples quadros ilustrativos colocados em alguma sala da empresa.

Missão, refere-se ao propósito da empresa. É uma descrição precisa do que a organização entrega ao seu mercado no contexto do negócio em que está inserida. Na missão, encontram-se objetivos gerais, princípios, detalhes da operação e como a empresa está organizada.
De um modo geral, a visão aponta para um ideal e a missão explica como chegar lá.
Um bom começo para quem ainda não tem clara a missão de sua empresa é articular, mesmo que superficialmente, estas frases:
Quais os produtos e serviços que minha empresa pode promover com qualidade?
Quais os clientes que minha empresa quer servir?
Quais as necessidades desses clientes e quais os produtos que estamos suprindo?
Qual a capacidade de abrangência, ou cobertura geográfica da minha empresa?
Qual o nosso diferencial?
Por que o cliente escolheria a minha empresa para comprar?
Aconselha-se reunir a Diretoria da empresa e enviar estas perguntas individualmente a cada dirigente ou Gerentes Setoriais e analisar as respostas em grupo. O objetivo, além de testar se há consenso entre os líderes, será possível refinar a definição do que, afinal, é o negócio da empresa!
Líderes, Gestores e funcionários em geral estão constantemente buscando sinais, mesmo de forma rudimentar, mas que esclareça para onde a empresa está indo. A direção das empresas que não replica com clareza sua visão e missão, deveria se sentir responsável pelo fracasso de seus gerentes, que se sentem responsável a ponto de deixar seus cargos por negligenciar o mais básico dos fundamentos.
Existem várias razões internas e externas para uma empresa explicitar sua missão:
Inspirar gerentes e funcionários;
Chuva de ideias;
Criando um campeonato para a equipe jogar;
Orientar alocação de recursos;
Promover direcionamento;
Balancear conflitos construtivamente;
Reforçar os valores da empresa;
Foco.
A Missão, Visão e Valores tem como definição estabelecer a identidade e o propósito de um negócio... A definição desses pilares de relevada importância para o direcionamento das ações tomadas pelos Senhores Líderes que serve para deixar bastante evidente qual o caminho a ser seguido e onde a empresa pretende chegar.
Os liderados têm a tendência de segui ao Líder. Quando este não tem convicção do direcionamento que dará a sua empresa, com base no seu planejamento estratégico e tático, corre um sério risco de que não está havendo congruência no que fora definido no Mapa Estratégico da empresa.
“O líder é aquele necessariamente honesto, contudo, o exagero pode levar à própria derrocada e falência de uma empresa” (Anderson Carmona.)
Autor:

Inaldo José Ribamar Paiva Frazão
Administrador de Empresas | MBA em Administração Geral | Pós-graduação em Gestão Pública | Mentor | Consultor Empresarial | Professional & Self Coach e Life Coach | Business Coach.